A politização e o partidarismo nas forças armadas já por demais evidentes e se mostraram ameaçadores à democracia com a tentativa de golpe de estado, em 08 de janeiro desse ano. O ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, em entrevista à mídia nativa, traçou um panorama do extremismo de direita nas três forças que ameaçam o estado de direito no Brasil.

É fato a rejeição dos militares ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assim como é impossível minimizar, escamotear ou negar que os dois governos de Lula foram os que mais investiram em modernização do Exército, da Marinha e Aeronáutica.

A Marinha hoje tem estaleiros capazes e desenvolve à produção submarinos a diesel e cada vez mais silenciosos iniciada no governo Lula em parceria com a França, inclusive a construção de um submarino nuclear. Recentemente, o próprio Lula assumiu o compromisso de destinar mais recursos para o setor.

Os modernos aviões de quarta geração que a FAB está recebendo, resultam do acordo firmado entre o governo de Lula e o governo sueco, assim como os modernos helicópteros de assalto hoje utilizados pelo Exército.

Matéria destaca declarações do ministro da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que os atentados terroristas de 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, contaram com a participação de “generais e oficiais traidores do Brasil”.

“Perto de cem militares já foram ouvidos. O nível hierárquico desses militares está subindo. Estou falando de generais, de oficiais, que traíram. São traidores do Brasil. Ficam dizendo que são patriotas, mas são traidores. Cantam o hino nacional, juraram defender a pátria, mas traíram a Constituição”, disse Dino ao ICL Notícias.

“Tivemos três vertentes que conduziram ao 8 de janeiro. O núcleo econômico, que não parece envolver grandes empresários. São empresários grandes em contextos regionais. O segundo núcleo é político e o mais notável e identificado é meu antecessor [Anderson Torres]. E tivemos em terceiro lugar o núcleo militar”, afirmou.

Com site 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *