O filme curta metragem Rosário, dirigido pelo cineasta Omar Brito e o livro “Ulisses Liberato – Um cangaceiro a serviço do major José Inácio do Barro, de autoria dos irmãos José Tavares e Jerdivan Nóbrega serão lançados nesta sexta-feira no Teatro Murarte como parte da programação da Festa do Rosário.
A programação do evento começa às 17 horas com o lançamento do livro “Ulisses Liberato”, que resgata a trajetória do referido cangaceiro nascido em Pombal, mas com inserções nos estados do Ceará e Pernambuco.
Tavares e sua abordagem
A publicação surpreendeu o círculo de pesquisadores sobre coronelismo e cangaço por revelar aspectos inéditos da questão envolvendo as famílias Pereira e Carvalho, no Pajeú Pernambucano, assim como a influência do major José Inácio em acontecimentos violentos nos sertões da Paraíba, Ceará e Pernambuco.
Destaque na literatura sobre o Cangaço
Rosário
“Não me lembro porque fiz, nem sei como sobrevivi porque fiz esse filme há 11 anos e agora o editei” brinca Omar Brito, sobre esse documentário sobre aspectos da Festa dos Negros do Rosário de Pombal.
O diretor de cinema Omar Brito documentou a atuação do grupo folclórico Pontões e o clima religioso-festivo que envolve a cidade de Pombal em 2012, e o filme, que traz depoimentos do folclorista Luizinho Barbosa e do historiador Werneck Abrantes, permaneceu inédito no acervo do diretor, que inclui dezenas de documentários artísticos.