O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da Cúpula do BRICS na Rússia que vai ocorrer de 22 a 24 outubro na cidade de Kazan, disse nesta quarta-feira (24) o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo de Lima Baena Soares.

O encontro está sendo aguardado com grande expectativa geopolítica. A Rússia vai assumir o comando do Brics e vai acolher os restantes nove membros do organismo. Na cidade russa de Kazan.

O BRICS é altamente composto por dez países. Em 2011, a África do Sul se juntou aos membros originais, que integravam o BRIC, na época composto por Brasil, China, Índia e Rússia.

Putin no Brics: início do fim do mundo unipolar

Em agosto de 2023, seis novos membros, incluindo a Argentina, foram convidados a entrar, mas a Argentina recusou. Os cinco novos membros – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, integraram plenamente o BRICS em 1º de janeiro de 2024.

As economias do Brics já estão fazendo negócios em moedas nacionais, e sinaliza que se tornará um organismo  que pode substituir , inclusive a ONU, que perde credibilidade em função da Guerra da OTAN contra a Rússia na Ucrânia, e a incapacidade de lidar do Israel.

Imagens. Agênca Brasil

Com Sputnik

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *