O público de teatro de Macapá presente no Sesc Araxá aplaudiu a renomada Companhia de teatro da Paraíba SOLUAR, com o espetáculo “Trupizupe, o Maior Quengo do Nordeste” no Salão de Eventos do Sesc Araxá, dentro da programação da mostra Teatro do Riso.
A ida da Companhia ao estado do Amapá, foi possível através m a conquista de seleção do edital “Arte na Bagagem” de apoio à circulação artística, que permite que grupos e/ou companhias aportem em outros territórios nacionais para mostrar suas produções artísticas. O projeto é uma iniciativa do governo do estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura “Viva a arte paraibana” e tem o apoio institucional do Sesc Amapá.
Com texto do escritor e dramaturgo campinense, Bráulio Tavares e direção de Edilson Alves. O espetáculo traz como enredo as aventuras e vivacidade do personagem central Trupizupe, um esperto viajante que, ao chegar em um reino, se depara com um vice-rei corrupto, perde seu ganzá, é preso e, para se livrar da prisão, trama seu casamento com a princesa. Em meio às investidas para recuperar seu instrumento (o ganzá), Trupizupe vai costurando uma estória repleta de surpresas.
Após o espetáculo, a Cia. Soluar, realizará um bate papo com o público sob a temática: O teatro nordestino no Brasil. A ideia é provocar uma roda de conversa, falar sobre a obra Trupizupe, a potência do teatro nordestino e os caminhos que levaram o teatro nordestino ao reconhecimento nacional, além de compartilhar sobre o processo de criação e montagem do espetáculo e conhecer os bastidores da produção e trocar experiências com os membros do elenco e da equipe técnica.
Divulgação.
Fotos de Delmer Oliveira