O imbróglio jurídico que paira sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia legislativa da Paraíba pode chegar ao fim nesta quarta-feira 28, com a apresentação de parecer jurídico favorável ao atual presidente da Casa, deputado Ariano Galdino, apontando que ele pode ser candidato a presidente na próxima legislatura já no primeiro biênio – o que provocaria nova articulação política entre os futuros parlamentares.
Galdino acumula força em articulações para sucessão
A consistência jurídica desse novo parecer favorável a Adriano trará insegurança à pretensão do deputado Branco Mendes, que também postula à presidência num acordo já para o 1º Biênio.
Governabilidade de João Azevedo
Para garantir uma governabilidade tranquila, o governador reeleito João Azevedo vai precisar, mais uma vez, ceder nas negociações com a bancada governista.
O governador tem maioria parlamentar, mas pouca influência na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, uma situação que se repete desde que chegou ao governo, em 2018,
O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), assegurou que com o também deputado Branco Mendes (Republicanos) na Presidência da Mesa Diretora da Casa Epitácio Pessoa, João Azevêdo (PSB) terá garantia de governabilidade junto a Casa Legislativa.
Galdino vem costurando politicamente uma composição que possibilite, inclusive, chapa única na disputa pela presidência da próxima legislatura. Como deputado da base, ele apontou o caminho do clima amistoso como o governo.
“Isso é muito bom para o Governo para a Paraíba e para os paraibanos”, disse Galdino.
A se confirmar.