A Marinha promoveu na terça-feira (4) a médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição ao posto de almirante. A médica é a terceira mulher e a primeira negra a alcançar o posto na história da Força. Ela participou da cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou os oficiais-generais recém-promovidos, no Palácio do Planalto, detalha matéria da Folha de São Paulo.

Além de representar o empoderamento das mulheres na Armada assinala a participação dos brasileiros negros na força que praticamente teve início no século XIX, quando a marinha se tornou um dos caminhos seguidos pelos escravos fugidos para alcançar a liberdade.

Foi um período em que brasileiros negros eram emancipados para combaterem na Guerra do Paraguai; em 1910, devido aos castigos corporais na Marinha, uma revolta eclodiu no Rio de Janeiro sob o comando de um negro: João Cândido, imortalizado na canção popular como o “Almirante Negro”.

Mas ainda há um débito da Nação e da própria Armada para com o negro João Cândido, líder da” Revolta da Chibata”.

O fato é que as mulheres contabilizam cada vez mais conquistas profissionais na carreira militar. Nos últimos dez anos, grandes mudanças foram feitas pela Marinha do Brasil (MB) para que elas ocupassem cargos que eram, tradicionalmente, exclusivos dos homens. Até 2024, estarão incluídas em todos os Corpos, escolas e centros de instrução da Força, segundo publicação da Marinha.

A promoção foi definida em fevereiro pelo almirantado, e a nomeação foi confirmada na última semana. Maria Cecília ocupará a diretoria do Departamento de Saúde do Ministério da Defesa.

Ao jornal Folha de S. Paulo, Maria Cecília afirmou que se sente recompensada e feliz com a promoção. “Nossa carreira na Marinha do Brasil é cercada de momentos difíceis, momentos bons, e a instituição abre essa oportunidade para que as oficiais alcancem, por mérito próprio, postos mais elevados durante a carreira. Me sinto recompensada e feliz por estar fazendo parte do grupo de almirantes da Marinha”, disse.

Com informações da Folha de São Paulo, site da Marinha e Senado Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *