Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u752511550/domains/blogdojoaocosta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u752511550/domains/blogdojoaocosta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Galante recebe criativo “Trem do Forró” - Blog do João Costa

O “Trem do Forró” institucional e empresarial não foi à Galante, mas o distrito de Campina Grande não se privou de recepcionar a inventiva locomotiva criada pelo gestor ambiental, publicitário músico e inventor Sérgio Dias, que compareceu à festa junina abbordo do próprio trem. (Veja o vídeo).

É bom lembrar que o sistema ferroviário no Brasil começou a ser destruído por pressão internacional das montadoras que no País começaram a se instalar nos anos 1950; governo de Juscelino Kubitschek, desmonte que se concretizou durante a Ditadura Militar (64/83). Linhas, estações, empregos tudo foi varrido e abandonado para beneficiar as multinacionais.

O abandono é visível por todo o País. Para dar utilidade ao patrimônio abandonado, muitas foram às iniciativas culturais e econômicas para ocupar estações abandonadas. Em Bananeiras a estação virou pousada, em Pombal um museu abandonado, em Campina Grande também é retrato do abandono.

Até que iniciativas festeiras tornaram a estação de Galante (distrito de Campina) numa atração junina: a chegada do Trem do Forró. Uma iniciativa empresarial e da prefeitura de CG que funcionou para alguns anos, mas que também fracassou.

Entretanto Galante manteve seus festejos juninos na estação, sem pompa e sem estrutura empresarial.

Irmãos Dias: aventureiros e YouTubers

E nem tudo estava perdido

Eis que o músico, gestor ambiental, publicitário e inventor, Sérgio Dias, resolveu ir à festa na sua própria locomotiva. Ele e o seu irmão professor Marcos Dias costumam visitar estações ferroviárias abandonadas com sua máquina, que não é a vapor nem atômica ou elétrica. Sérgio tem canal no YouTube com suas aventuras por sítios históricos e locais turísticos da Paraíba.

E no Dia de São João, Sérgio desembarcou em Galante a bordo do seu troller, para o encantamento da festa, alegria dos forrozeiros e muitas selfs dos festeiros.

Segundo Sérgio Dias, que também é artista plástico, seu trem é uma produção caseira, artesanal. Veja na descrição:

Motor Zmax – 5.5 Hp muito usado em forrageiras, moedor de caldo de cana e triciclo Drift.

Esse trenzinho foi inspirados em troller que geralmente são usados para dar manutenção das vias, pelas empresas  ferroviárias. E nós Estados Unidos, México, Rússia, são usados nas vias abandonadas para turismo e esporte de aventuras.

Eu usei para construção Metalon 40 por 40, na chapa 18 e Metalon 20por 30 e soldado e projetado por mim.

Ele mede 1,30 ( um metro e trinta) de comprimento e 90 ( noventa centímetros) de largura e usei para as rodas campona de roda de carro, que pega a gante da roda do carro. Para levar o trenzinho, alugo reboque e levo montado e são 4 pessoas para tirar do reboque.

A chegada do “Trem do Forró”, em Galante, este ano, foi singela, inventiva e, acima de tudo, uma denúncia e resistência contra do desmanche que o sistema ferroviário sofreu devido à incúria e a um crime de lesa pátria, que foi sua destruição.

Veja o vídeo.

2 thoughts on “Galante recebe criativo “Trem do Forró””
  1. MARRAPAZ! E não é que eu né emocionei bastante com essa resistência cultural e essa inteligência criativa de Marcos Dias, Sérgio, Vava da Luz, que aparece aqui nesse registro fabuloso publicizado por João Costa, jornalista, teatrólogo, ator, diretor, professor, tampa de carrmboque de tudo o que é novidade proveitosa. Parabéns pela vanguarda. Estimulante. Muito obrigado.

  2. Parabéns! Sérgio Dias e Marcos Dias, pelo belo trabalho que vem fazendo ao longo do nosso estado da Paraíba, trazendo as informações precisas na ponta da linha. Um forte abraço e osucessso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *