Os festejos juninos em São José de Princesa assumiram um viés que vai muito além da exaltação da cultura popular nordestina; a realização de seminário temático sobre a Revolta de Princesa e seus protagonistas assinalou a contribuição dos historiadores e pesquisadores do Cariri Cangaço para compreensão abrangente do que significou o movimento armado para a História da Paraíba, que desaguou na Revolução de 30. Os historiadores José Tavares e Luiz Ferraz conduziram as abordagens.

Coube ao historiador José Tavares conduzir palestra sobre a condução da Revolta, os combates entre as forças do governo e de Princesa Isabel, tendo Patos de Irerê, Distrito de São José de Princesa como centro catalizador e do lendário combate no casarão do major Floro Diniz.

Historiadores do Cariri Cangaço

Tavares, em sua palestra, de forma didática e informal, traçou o panorama dos combates e o perfil dos líderes militares, tanto dos partidários da Revolta como da Força Pública, hoje Polícia Militar da Paraíba.

Painel ressalta importância de S. J. de Princesa

O planejamento e as estratégias utilizadas pelo sargento Clementino José Furtado para tomar Princesa Isabel na presunção de que não haveria resistência; a capacidade militar do ex-cangaceiro Luiz do Triângulo e o papel das mulheres de São José de Princesa durante a Revolta, com destaque para Alexandrina Diniz e Dona Antônia (Mitonha), esposa de  Luiz do Triângulo, chefe militar.

Tavares(E) e painel com Marcolino Diniz

Já o historiador Luiz Ferraz abordou as configurações políticas nos municípios  conflagrados, como Triunfo(PE) e Princesa Isabel(PB). Traduzindo as imbricações políticas das classes dominantes de Pernambuco e do interior da Paraíba. Ferraz é de Serra Talhada e tem espertise sobre história política e do cangaço na região do Pajeú pernambucano.

Luiz Ferraz(D) contínua pesquisa de campo 

O blog reproduz a seguir, recortes do seminário.

Palestra didática e informal do historiador José Tavares em praça pública de S. José de Princesa. História e folguedos populares na abordagem festiva do município em parceria com o Cariri Cangaço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *