São raríssimas as oportunidades para o publico pessoense  ter acesso ao teatro clássico grego, praticamente a base do teatro Ocidental e que ao longo dos séculos moldou comportamentos, conceitos e deu norte, inclusive à Psicologia: Édipo Rei, de Sófocles, sobe ao palco do Centro Cultural da Energisa, numa concepção cênica da Cia Os Clássicos, com os atores Márcio de Paula e Omar Brito.

Édipo é um herói da mitologia grega que matou o pai, resolveu o enigma da esfinge que atacava a cidade grega de Tebas, e desposou a mãe. Em função deste incesto, foi ao mesmo tempo pai e irmão de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinices. Édipo era descendente de Cadmo, fundador de Tebas.

A busca por justiça e verdade

Édipo faz parte da Mitologia Grega. Nela, Sófocles mostrou como o humano pode chegar a um nível absurdo de sofrimento.

A peça é uma luta do ser humano em busca de justiça, da verdade, e o preço de assumir essa verdade. Somos os criadores de nosso destino, ou ele nos é dado no nascimento?

Édipo, O Decifrador de Enigmas, é uma adaptação de Omar Brito e Márcio de Paula, que também são os atores em cena.

Poemas de Hesíodo e Arato de Solos

“não consideremos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido,sem sofrer os golpes da fatalidade, o termo de sua vida”Sófocles  (497 – 406 a.C,)

A peça traz a assinatura do grupo Os Clássicos criado com intuito de fomentar e divulgar os textos clássicos da dramaturgia mundial.

“Trazemos a peça Édipo, O Decifrador de Enigmas, a obra prima de Sófocles, como pontapé inicial nessa caminhada teatral até o público”, disse Omar Brito.

Com material de divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *