“Encanto Mambembe”, a mais nova produção literária do dramaturgo, romancista e membro da Academia Paraibana de Letras, Tarcísio Pereira, terá lançamento simultâneo em livrarias de Recife, João Pessoa e Campina Grande (Imagem de capa: Posse de Tarcísio Pereira na APL).
Lançado pela Editora Mondrongo, em João Pessoa o evento acontece no Bistrô 17, ao lado da catedral Nossa Senhora das Neves, Centro Histórico.
A narrativa surgiu em 2016 em forma de opereta do próprio Tarcísio e que representou a Região Nordeste na programação cultural das Olimpíadas do Rio de Janeiro com o nome de “Ópera do Mambembe Encantado”, em parceria com o maestro Eli-Eri Moura.
Tarcísio e pombalense e vencedor de sucessivos prêmios literários e dramaturgia, “Encanto Mambembe”, foi finalista do Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Editora Cepe de Pernambuco.
O livro Encanto Mambembe é um romance inédito de Tarcísio Pereira, e é a obra mais antiga escrita pelo autor. Foi escrita em 1992 (há 31 anos), e passou todo esse tempo com os manuscritos engavetados.
Veredas de um romance
– Em 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o compositor e maestro Eli-Eri Moura entrou em contato com Tarcísio Pereira propondo a criação de uma ópera para se inscrever num programa da Funarte para a programação cultural das Olimpíadas no Rio. Esse programa era para a criação de 5 óperas, uma para cada região do Brasil. Eli-Eri queria se inscrever pela região Nordeste e precisava de um tema que representasse a região.
Aqui entra a maestria de Tarcísio. Ele lembrou do romance que estava engavetado, contou a história ao maestro e este se interessou de imediato. Tarcísio apresentou a proposta por escrito, fez o libreto e a ópera foi selecionada pelo Nordeste.
“A partir dessa situação eu me animei para resgatar o romance Encanto Mambembe, que estava com seus manuscritos esquecidos dentro de um saco plástico. Além da ópera, que ganhou o título de “Ópera do Mambembe Encantado”, refiz o romance e, em 2018, inscrevi o mesmo no Prêmio Cepe Nacional de Literatura, o qual ficou entre os 10 finalistas entre centenas de inscritos”, diz o autor.