Demorou, mas o setor de turismo da Paraíba esteve em evidência na mídia nacional, com uma reportagem especial publicada neste domingo (16) no jornal O Globo. A matéria, intitulada “Capital redescoberta”, aborda de forma positiva os investimentos que estão transformando o estado, com foco no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, considerado o maior complexo hoteleiro planejado do Nordeste.
Jornal destaca qualidade de vida e infraestrutura. Com a chamada de capa “Nova joia da coroa do Nordeste”, a reportagem da jornalista Ana Flávia Pilar destaca as qualidades de João Pessoa, como suas praias de águas mornas e cristalinas, excelente infraestrutura e um custo de vida acessível. A cidade, que tem experimentado o maior crescimento populacional entre as 20 mais populosas do Brasil, vem atraindo tanto turistas quanto investidores, impulsionando a economia local.
Estação Ciência. porta de entrada do Polo Cabo Branco
O Polo Turístico Cabo Branco, uma das principais apostas para o futuro do turismo na Paraíba, é um dos destaques da matéria. Com um investimento superior a R$ 2,5 bilhões em projetos hoteleiros, o complexo está projetado para oferecer mais de 13 mil novos leitos. Recentemente, o projeto foi apresentado para investidores internacionais em Portugal, reforçando o potencial de expansão do turismo no estado.
Infraestrutura e qualidade de vida
João Pessoa, segundo vários institutos, sempre combinou boa infraestrutura, custo de vida baixo e a geografia privilegiada do extremo oriental do Brasil com suas praias de águas mornas que logo caem nas graças dos turistas em busca de experiências mais rústicas. Mas o crescimento acelerado já altera a paisagem e o cotidiano, com mais trânsito, violência e imóveis mais caros.
O Grupo Tauá Hotéis e Resorts é uma das empresas que investem no Polo Turístico Cabo Branco, projeto do governo da Paraíba que usa incentivos fiscais para tirar do papel o que pretende ser o maior complexo de turismo do Nordeste, voltado para lazer e negócios.
A proximidade dos aeroportos internacionais de Recife (PE) e Natal (RN) e boas rodovias foram importantes na escolha de Cabo Branco, que já conta com um centro de convenções, segundo a CEO do Grupo Tauá, Lizete Ribeiro: