O veículo de comunicação Brazilian Journal Of Health Review em sua página social desta semana publicou artigo científico de autoria de estudantes e pesquisadores da área de enfermagem do Instituto Federal de Educação sob o título “Características relacionadas à violência interpessoal contra a mulher idosa: uma revisão integrativa”.
Cicovi: Natália Costa Neves, uma das autoras, também atua como ministrante de curso de preparação de cuidador de idoso
O artigo tem a autoria de Natália dos Santos Costa Neves, Ana Carolina de França Rodrigues, Danielle Chianca de Moraes Mendonça e Cecília Danielle Bezerra de Oliveira, a partir do projeto de pesquisa do Interconecta 2022 – IFPB.
Especialistas em mercado de trabalho apontam que devido ao envelhecimento da população brasileira, há uma demanda cada vez crescente por profissionais que cuidam dos idosos, eles também apontam para a necessidade de qualificação desses profissionais, tanto em nível acadêmico como aqueles capacitados por Organizações sociais.
Cicovi e os idosos
Além do IFPB, organizações não governamentais localizadas em João Pessoa, qualificam esses profissionais para o mercado de Cuidadores de Idosos. Um dos exemplos é a CICOVI, localizada no conjunto Valentina de Figueiredo, onde Natália Costa dá curso de qualificação para o público que deseja trabalhar na área de cuidados e também para aqueles que já estão aperfeiçoarem-se com a certificação.
O artigo veiculado pelo Brazilian Journal destaca que a “violência” vem se destacando como um grave problema com severas repercussões para saúde e qualidade de vida das mulheres idosas, pela possibilidade de resultar em danos físicos, psicológicos, emocionais e até mesmo em óbito. A violência contra a mulher idosa ocorre em todas as regiões do Brasil, sendo no Sudeste e Nordeste as maiores prevalências de casos notificados. Diante deste panorama, este estudo busca responder a seguinte questão: “Quais as características relacionadas à violência interpessoal contra a mulher idosa no Brasil?” indagam as pesquisadoras.
No resumo do artigo publicado: “com objetivo de identificar as características relacionadas a violência interpessoal contra a mulher idosa no Brasil”, utilizou-se o seguinte método para a revisão Integrativa: a pesquisa foi realizada nas bases de dados indexadas na biblioteca virtual de saúde, através do cruzamento dos descritores: “exposição à violência”, “violência contra a mulher”, “idoso” e “abuso sexual”. Foram incluídos os estudos realizados no Brasil e disponíveis em texto completo gratuito, publicados na língua portuguesa, no período de 2017 a abril de 2022, e que abordassem a temática da violência interpessoal contra a mulher idosa. Inicialmente foram encontrados 14 artigos, mas após aplicação dos critérios de elegibilidade, compuseram a amostra 3 artigos.
Imagem de ilustração: os idosos representam seguimento que mais precisa de proteção social
_Os artigos caracterizaram a violência interpessoal contra idosas pela vulnerabilidade machista de dominação dos homens, no contexto da vida e trabalho, com estreita relação familiar e agravada pelos sentimentos de abandono e medo de desrespeito dos direitos da idosa, com consequências incisivas no processo de saúde e adoecimento. A invisibilidade da violência contra mulheres idosas de áreas rurais, também é referida como um aspecto importante nessa problemática.
As autoras do trabalho apresentado Natália dos Santos Costa Neves e Ana Carolina de França Rodrigues, são graduandas no Curso Técnico Subsequente em Cuidados de Idosos do IFPB; Danielle Chianca de Moraes Mendonça Rodrigues e Cecília Danielle Bezerra Oliveira são doutoras em Enfermagem.
Artigo publicado:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/55208
Atualmente as autoras preparam o aprofundamento dessa pesquisa sobre violência às mulheres idosas focando o problema na região Nordeste.