Um dos marcos importantes do périplo de Manoel Severo, Emanuel Arruda, José Tavares e outros pesquisadores por sítios históricos relacionados a cangaço na Paraíba, foi a visita da Caravana Cariri Cangaço ao Sítio Jacu – Casa de Chico Pereira , em Nazarezinho-PB .Durante o encontro, descendentes do cangaceiro Chico Pereira admitiram a  doação em regime de comodato do Sítio Jacu à municipalidade de Nazarezinho para recuperação e destinação cultural do imóvel que pertenceu ao lendário cangaceiro paraibano.

 

Casa que pertenceu ao cangaceiro Chico Pereira

Além das tratativas para a realização do evento Cariri Cangaço em Princesa Isabel-Patos de Irerê-Triunfo, os organizadores apontam para as articulações em torno da restauração da Casa do Sítio Jacu, em Nazarezinho(PB), que pertenceu ao cangaceiro Chico Pereira.

A mobilização em torno da preservação desse sítio histórico, já tombado pelo Patrimônio Histórico, envolve historiadores e pesquisadores do cangaço que  buscam sensibilizar o governo do estado da Paraíba para a desapropriação do imóvel, revitalização do patrimônio e destinação social, cultural e econômica da região.

Familiares de Chico Pereira, pesquisadores e gestores reunidos

O encontro dos organizadores do Cariri Cangaço, em Nazarezinho, contemplou uma  grande reunião de trabalho com a presença de autoridades municipais; prefeito e secretários; a família de Chico Pereira e pesquisadores.

O esforço conjunto entre familiares de Chico Pereira, autoridades municipais e pesquisadores do Cariri Cangaço resultou no compromisso de doação do Sítio Jacu para uso fruto da municipalidade.

O próximo passo será a restauração do imóvel, que representa a “coroação de um trabalho de dez anos”, comemorou um dos organizadores do Cariri Cangaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *