O casarão que pertenceu ao presidente da Paraíba, João Suassuna, no município de Aparecida, segue bem preservado, e integra o imponente conjunto arquitetônico, composto da casa-grande, capela da Imaculada Conceição e sobrado interligados. Também faz parte da Rota do Cangaço na Paraíba; o cangaceiro Chico Pereira tinha intimidades com a família proprietária do Casarão.

Os irmãos Dias ( Sérgio e marcos ) do  Canal Sergiodiasjp e o editor do blog, ao percorrerem a Rota do Cangaço na Paraíba, visitaram o casarão da fazenda Acauã.

 

O casarão representa o poderio rural de uma das mais importantes fazendas do Nordeste brasileiro na criação de gado e plantio de algodão. Atualmente é um assentamento de trabalhadores sem-terra, projeto de reforma agrária.

Após o ataque do bando de Lampião ao município de Sousa ( Aparecida nessa época pertencia a Sousa), em julho de 1924, comandando pelos Irmãos Ferreira, Antônio e Levino e pelo cangaceiro Chico Pereira, o estado desencadeou feroz campanha de combate ao banditismo.

Cangaceiro Chico Pereira, um protegido por Suassuna

A contradição da História mostra Chico Pereira como um dos cangaceiros protegidos pelas autoridades, paraibanas, uma vez que, supostamente, era associado a familiares do presidente João Suassuna.

Mas coube ao próprio João Suassuna combater o cangaço, prender Chico Pereira, um aliado político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *