O número de feminicídios na Paraíba cresceu 30% entre 2022 e 2023, segundo dados de Segurança Pública do Ministério da Justiça; a Paraíba registrou 34 casos em 2023, em 2022 foram 26 – é desse quadro assustador que trata o espetáculo “Francisco me Ama”, monólogo interpretado pela atriz Maria Betânia, que se apresenta nesta quinta-feira, na Usina Cultural Energisa, às 19hs.

“O espetáculo perpassa por todas violências domésticas e veio a pedido do movimento feminista UBM/PB –  União Brasileira de Mulheres”, explica Maria Betânia.

Segundo ela, a peça busca consolidar os “espaços de poder das mulheres na sociedade como estudar, trabalhar, de poder ser o que ela quiser”.

A atriz adianta que é a primeira atriz profissional nesse meio ativista na Paraíba. Ela ministra aula dentro de um projeto feminista da UBM desempenhando importante papel na luta das mulheres no estado, com protagonismo político no movimento feminista nacional.

“A peça evoluiu conforme a lei foi evoluindo, toda a peça é baseada em fatos reais”, esclarece Betânia.

O espetáculo surgiu de pesquisas da atriz que desenvolveu seus estudos para conclusão do Bacharelado em Teatro.

Betânia diz que conviveu, ouviu e trabalha com mulheres que resolveram dar um basta na violência doméstica, e que decidiram recomeçar suas vidas.

Apresentação na Usina Cultural, 19hs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *