Em entrevista coletiva na sexta-feira (10), o general Pat Ryder, do Pentágono, confirmou que um caça F-22 da Força Aérea dos Estados Unidos derrubou um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) no Alasca, território estadunidense no polo norte; no sábado, foi à vez do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmar que outro OVNI fora abatido do lado canadense vizinho ao Alasca.
O político do Canadá disse que o objeto abatido em seu território era similar ao derrubado no Alasca.
O ser humano Olha para o céu há milênios, reconhece padrões, cria constelações, definiu o calendário e usamos as estrelas como referência para nos locomover, plantar e construir.
Eventualmente nos deparamos com objetos ou luzes que não conseguimos identificar, e a estes chamamos de Ovnis, Objetos Voadores Não Identificados, que seguidores de teorias conspiratórias logo associam a discos voadores procedentes de Marte ou de outras galáxias.
As declarações sugerem confiabilidade, mas um general e um primeiro-ministro poderiam ser fontes de fake News?
Essas declarações oficiais ocorreram logo após um balão chinês sobrevoar territórios desses dois países, incógnito por uma semana, para ser derrubado pela força aérea dos EUA sobre o oceano. A mídia comprou a narrativa dos norte-americanos que se tratava de um balão espião; os chineses reconheceram a propriedade do objeto, mas garantem que tinha fins meteorológicos.
Relatos oficiais ou guerra de informação?
“Em 9 de fevereiro, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte detectou um objeto no radar terrestre e investigou e identificou o objeto usando aeronaves de caça. O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés (12 quilômetros) e representava uma ameaça razoável à segurança do voo civil”, afirmou Ryder, ressaltando que restos do objeto estão sendo resgatados por militares dos EUA.
Algo parecido como um carro pequeno
Segundo o general, que atua como secretário de imprensa do Pentágono, o objeto caiu em uma região de gelo marinho na costa nordeste do Alasca, onde se concentram as operações de busca.
“O objeto era do tamanho de um carro pequeno, portanto, não semelhante em tamanho ou forma ao balão de vigilância de alta altitude que foi retirado da costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro”, disse Ryder, lembrando a derrubada de um balão que abriu crise diplomática com a China.
Há uma guerra híbrida em curso dos EUA e seus aliados contra a China; assim, a espionagem de lado a lado é natural, e esses países possuem tecnologias avançadas o suficiente para a criação de uma distração.
Por que o general norte-americano e o primeiro-ministro canadense se referiram ao caso como objeto voador não identificado e não como um drone?
Cena do filme Contatos Imediatos do 3o Grau
Em todo caso deram um bom argumento para um bom roteiro de filme para Hollywood, de preferência dirigido por Steven Spielberg algo mais ou mesmo assim:
“Com a raça humana prestes a desaparecer, mais uma vez, em decorrência de uma guerra nuclear, seres alienígenas desembarcam na Terra com uma mensagem de paz, mas acabam desiludidos e deixam que todos se matem”.