O Cariri Cangaço com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba, vai realizar, durante o período de 27 a 29 de abril, no Museu dos Três Padeiros, o 1º Simpósio Cariri Cangaço Serra da Borborema (Antônio Silvino).

O evento acadêmico também voltado para o público, vai abordar a trajetória cangaceiro Antônio Silvino na Paraíba, especialmente tendo a região do Compartimento da Borborema e Campina Grande, cidade onde o cangaceiro viveu seus últimos dias de vida.

Segundo o professor Julierme Wanderley, os debates que serão realizados durante o Simpósio, pretendem traçar a geografia do cangaceiro Antônio Silvino na Paraíba e Pernambuco, suas conexões com a política coronelista na região e o combate contra o banditismo rural por parte da Polícia Militar da Paraíba.

O simpósio terá a participação da UEPB, Escola Poetisa Vicentina Vital do Rego, Cariri Cangaço e GPEC.

Escritores no destaque do Cariri Serra da Borborema

Julierme Wanderley destaca na programação no simpósio as participações de renomados escritores e escritores, além de entidades culturais., como o escritor Dr. Bismarck Martins de Oliveira – Representante do “Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço” (GPEC – PB); professor Julierme do Nascimento Wanderley — Representante do “Cariri Cangaço” e pesquisador da vida Cangaceira de Antônio Silvino; Tenente Narciso Dias — Representante da “Polícia Militar da Paraíba” e “Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço” (GPEC – PB); professor José Pereira da Silva — Representando o “Museu de Arte Popular da Paraíba” (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Antônio Silvino, em 1914, personagem dos estudos

O simpósio ainda terá a participação do escritor João de Sousa Lima — Representante do “Instituto Histórico e Geográfico de Paulo Afonso/BA, Academia Brasileira de Letras do Cangaço e Cariri Cangaço”,  escritor Alexandre Ferreira — Representante do Instituto Histórico e Geográfico de Ingá/PB e o escritor Hesdras Sérvulo Souto de Siqueira Campos Farias — Sociólogo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco com pós-graduação em Ciências Sociais, História do Brasil e Jornalismo Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *