Durante o Carnaval 2023, o editor do blogdojoaocosta.com.br , em parceria com os canais Sérgio Diasp e Canal Marcos Dias, fez a Rota do Cangaço na Paraíba com início em Patos de Irerê, distrito de São José de Princesa.

Os irmãos Sérgio e Marcos Dias protagonizam no YouTube, facebook e demais redes sociais programas de aventura por locais icônicos na Paraíba. Patos de Irerê é rota obrigatória para conhecimento do fenômeno cangaço e da história da Revolta de Princesa, marco importante da História da Paraíba, a ser descoberto pelos roteiros turísticos.

Casa de Marcolino Diniz. coiteiro de Lampião

Patos de Irerê, é um pequeno distrito de S. José de Princesa e já pertenceu ao município de Princesa Isabel; na década de 1920 foi um coito seguro de cangaceiros, principalmente de Virgulino Ferreira da Silva Lampião.

Casa que pertenceu a Luiz do Triângulo, chefe militar dos revoltosos

No início da década de 1930 foi palco da Revolta de Princesa. O local tornou-se importante para a historiografia da revolta, por conta dos acontecimentos no casarão do coronel Floro Diniz, início de 1930, envolvendo a tropa da Polícia Militar, comandada pelo sargento Clementino José Furtado – o Clementino Quelé, e os revoltosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *