O dramaturgo e escritor pombalense, Tarcísio Pereira, deve ser eleito nesta sexta-feira, 28, novo membro da Academia Paraibana de Letras(APL) para ocupar a vaga aberta com a morte do ex-prefeito e acadêmico Oswaldo Trigueiro do Vale.

Tarcísio Pereira é de São Domingos de Pombal, tem carreira exitosa como dramaturgo paraibano recorrentemente premiado não apenas como autor, mas também como encenador.

A obra de Tarcísio Pereira é complexa e vasta como autor teatral, de novelas e romances em que se destacam “Um Dia Serei Susana”, “Viúvas”, “Universidade C”, “O Último Dia de Deus”, “O Homem Que Comprou a Rua”; “Agonia na Tumba” e “Uma Noite no Céu”.

Ópera paraibana que encantou nas Olimpíadas do Rio

O escritor pombalense foi premiado pela Funarte ( Fundação Nacional de Arte) com seu libreto para ópera, em parceria com o regente Eli-Eri Moura, uma das atrações culturais nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro, em 2014, chamada: “A Ópera do Mambembe Encantado”, com temporada realizada no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ e teatros do Rio de Janeiro.  A ópera paraibana que encantou o público carioca tem como enredo um triângulo amoroso entre um palhaço, um mágico e uma bela malabarista que trabalhavam num circo no interior do Nordeste.

No atual momento de sua carreira literária, Pereira está mergulhado na vida do ex-presidente da Paraíba, João Pessoa, com uma trilogia ainda inconclusa  faltando apenas a última parte.

Tarcísio Pereira e Flávio Melo, dueto sobre a revolução de 30

Sobre a saga do ex-presidente da Paraíba, assassinado em 1930, Tarcísio Pereira lançou e encenou com enorme sucesso, “De João para João”, um dueto teatral protagonizado pelo próprio Tarcísio e o ator Flávio Melo; na semana que passou lançou na livraria do Luiz, o romance reportagem, “A Farra do Meu Cadáver”; promete concluir a trilogia com um enredo que ao autor faz segredo.

A APL segue com mais duas vagas abertas com os falecimentos dos escritores Jackson Carneiro de Carvalho, ex-reitor da UFPB e Flávio Sátiro, ex-conselheiro do Tribunal de Contas.

Tarcísio Pereira também atua como executivo em órgão público; atualmente é secretário de Cultura do município de Guarabira já por duas gestões consecutivas.

Candidato único para a vaga aberta por Oswaldo Trigueiro, a eleição na Academia Paraibana de Letras acontece nesta sexta-feira pela manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *