Entre acadêmicos há um analogia jocosa que diz: entre os gregos, simpósio era a 2ª parte de um banquete em que os convivas bebiam e ouviam músicas; com o tempo, simpósio passou significar encontro no qual diversos oradores debatem determinado tema perante um auditório – e foi o que ocorreu durante o Simpósio cariri Cangaço Serra da Borborema, encerrado no último sábado no auditório do CCJ da Faculdade de Direito da UEPB, em Campina Grande.

O mote específico que reuniu pesquisadores, estudantes e historiadores: o banditismo rural, o cangaço protagonizado por Antônio Silvino.

No cemitério de CG, aposição de placa no túmulo de A. Silvino

Em novembro próximo Campina Grande vai sediar o evento Cariri Cangaço com a envergadura de sempre, reunindo mais de duzentos pesquisadores, o Simpósio foi o “bate-pronto” que antecede qualquer grande evento.

O anfitrião do Simpósio, em Campina Grande, professor Julierme Wanderley, também conferencista do evento, destacou a geografia do famoso cangaceiro Antônio Silvino no Compartimento da Borborema, suas conexões políticas na Paraíba; a proteção dos grandes latifundiários e seus últimos dias em Campina Grande, onde foi sepultado.

Pesquisadoras do cangaço no evento Cariri de CG

O simpósio teve uma abertura de muito significados: O Museu dos Três Pandeiros foi o cenário dos discursos oficiais, apresentação da Banda da Polícia Militar da PB, e uma arrojada apresentação folclórica.

No sábado, uma conclusão acadêmica de empoderamento feminino no Cariri Cangaço: uma mesa de conferencistas abalizadas por suas pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado: professoras Luma Holanda, Rafaela Teles e Simone Chiianca.

Pesquisadora Luma Holanda e o editor do blog

A profundidade do debate provocado por escritora Luma Holanda sobre “Lugares de Memória” e as debatedoras professoras Rafaela  Teles e Simone Chianca, serviu de farol para o desdobramentos de novas pesquisas e tombamentos de lugares e imóveis em espaços de desdobramentos sangrentos.

Luma Holanda já desenvolve seu trabalho de pesquisa sobre o cangaço com credibilidade acadêmica. O blog acrescenta que ela é descendente icônico cangaceiro Virgulino Ferreira, com uma trajetória acadêmica exitosa.

Luiz Ferraz(C) e escritor Bismarck Martins

Ten. Narciso, Capitão Quirino e Profa. Célia

O Simpósio também teve a participação de Rafael Borges, um dos bisnetos do cangaceiro Antônio Silvino com relato oral sobre como a família do cangaceiro o compreende hoje após sua trajetória.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *