A prof. Rosélia Belo (Arapiraca(AL) esteve no Cariri Cangaço de Calumbi-Serra Talhada, em 2022, com um relato intrigante e com potencial para merecer a atenção de pesquisadores da segunda fase do cangaço lampiônico – Alega ser neta de um senhora indígena que mantinha uma relação com Virgulino Ferreira, pouco antes dos acontecimentos de Angico, em 1938.
Ela não é desconhecida, muitos envolvidos com o tema cangaço a conhece. Merece crédito, até que se comprove o contrário. Contestar, a família Ferreira pode; mas ignorar o relato dessa senhorita não ajuda. Ela mesma se dispôs a fazer exame de DNA, a outra parte ( a família Ferreira) ignorou e ainda se recusa.
“O nome da sua avó, que era indígena da tribo dos cariris em Palmeira dos Índios – Alagoas, minha mãe dizia que Lampião pegou ela no laço e a roubou da tribo em 1924 (nome mais ameno para sequestro) era Cristina Maria da Conceição.
Cristina Maria, raptada por Virgulino
“Conceição era um nome cristão dado pelos padres e ao casar receberia o nome do cônjuge, minha avó nunca casou no civil e nem no religioso. Minha mãe nasceu em 13/12/1925, seu nome de batismo era Luzia nome dado por Lampião, pois além dela ter nascido no dia dessa santa ele era devoto de santa Luzia. Mas ela foi registrada com o nome de Luzinete José dos Santos e colocaram no registro a data de nascimento 13/12/1930” , explicou Rosélia.
Cariri Cangaço: encontro na Serra Grande
Ignorar seu relato é descortês. Ouvi-la, levar em consideração seus argumentos e checa-los até seria um desafio para os estudiosos do cangaço ribeirinho do São Francisco, que também tinha conexão com indígenas da região nos anos 1930.
Rosélia pode ser neta de Lampião
Rosélia disse, durante a jornada do Cariri Cangaço, que apenas busca reconhecimento, não reparação.
Como tudo no cangaço precisa da prova dos nove, uma narrativa só não basta. Ela tem a dela, quer passar a limpo a história da sua família e merece ser ouvida. E levada em conta.
Foto de capa: Historiador José Tavares(E), Rosélia Belo(C) e João Costa na Transnordestina Área da Serra Grande