O presidente francês, Emmanuel Macron está no Brasil em visita oficial reafirmando a parceria estratégica entre os dois países, inclusive no plano militar, devido a importância do Brasil e da liderança do Lula junto ao Sul Global, além do fato que a Marinha brasileira avança no seu programa de construção de submarinos, inclusive nuclear, em parceria com a França com transferência de tecnologia.

Eu tinha um professor de geografia que mandava os alunos declinar nomes de países que faziam fronteira com o Brasil, e em tom de brincadeira, ele fazia questão de acrescentar a França – por conta da Guiana, um protetorado francês. Aliás, a formação profissional dos militares brasileiros tem muito da influência militar do exército francês, isso desde o Império.

Macron vai visitar o Norte do país e também participar do lançamento ao mar do submarinho Tonelero, um dos cinco que vão resultar do programa Prosub, inclusive um submarino de propulsão nuclear – cuja conclusão tem demorado por conta de negligência do próprio Brasil e boicote dos EUA.

A rejeição ao presidente Lua por parte das forças armadas brasileiras, inclusive da Marinha, é notória e ameaçadora, vide a recente e fracassada tentativa  de golpe de estado, mas não podem esconder que o presidente Lula, tem sido o mandatário que mais investiu nas forças armadas.

A construção desses submarinhos modernos com tecnologias francesa e brasileira vem desde o primeiro governo de Lula, a fabricação dos atuais jatos modernos da FAB em parceria com a Suécia vem do governo Lula e concretizada no governo Dilma, e o PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento) também tem beneficiado o Exército.

Macron recebeu Lula com honras de estado pouco tempo depois que o ex-metalúrgico deixou a carceragem da Polícia Fedral, onde passou mais de 500 dias numa condenação sem provas, cujo processo desmoralizou um importante segmento do Judiciário. Lawfare comprovado.

Brics e o emergente Sul Global

O Brasil é um dos países fundadores dos Brics, bloco que representa o Sul Global, coletivo de países que inclui China, Rússia, Índia, Irã e, agora, alguns países do Oriente Médio. Todos esses países são produtores de energia, o Brasil produz e fornece produtos agrícolas, proteína animal e minérios. Os países citados acima comprovadamente são soberanos, ao contrário do Brasil,  que segue um país importante economicamente, mas um tigre banguelo no aspecto militar.

A França quer ingressar nos Brics, busca mais aproximação com o Brasil por conta da debacle dos europeus, que estão enfrentando vergonhosa derrota para o exército russo; a Rússia está em guerra na Ucrânia com mais de 30 países, inclusive a França. A Ucrânia deve colapsar em breve arrastando para a derrota militar toda a OTAN.

Marinha produz submarinos com tecnologia nacional e francesa

Macron deve pressionar o Brasil a tomar posição a favor da Ucrânia e da OTAN

Em política externa o Lula é bem assessorado pelo embaixador Celso Amorim que deve recomendar o seguinte:

“Amigos, amigos, negócios à parte”.

imagens: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *