Com a ausência de Lula, o Brasil foi representado no maior desfile militar realizado pelo líder chinês Xi Jinping, da China, por Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República. Quem também estava presente era a ex-presidente Dilma Rousseff, na condição de presidente do Banco dos Brics, do qual Brasil e China fazem parte.
Observadores internacionais observaram as constantes consultas telefônicas entre o presidente Lula, Wladimir Putin, da Rússia e Xi Jinpin. Também se observa o protagonismo da ex-presidente Dilma Roussef em reuniões com Xi e outros líderes do Sul Global.
Xi Jinping recebe Celso Amorim para desfile militar
Já ex-chanceler e assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, teve encontro importante com o presidente chinês, Xi Jinping, na quarta-feira (3), durante as festividades em Pequim que marcaram o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, segundo Priscila Yazbek, informou a CNN.
Dilma recebe condecoração do presidente da China
Durante a conversa, Xi Jinping enviou seus cumprimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que a China estará representada na próxima reunião virtual do BRICS, marcada para segunda-feira (8).
Fonte e imagens : Agência Brasil, CNN e Brasil 247
Foto de capa: Celso Amorim entre os principais convidados para o desfile militar da China