O cinema brasileiro (nordestino) voltou a ocupar posição central no cenário internacional com a vitória de O agente secreto no Globo de Ouro 2026, na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Dirigido por Kleber Mendonça Filho (pernambucano), o longa foi consagrado em uma das principais premiações do audiovisual mundial, marcando um feito histórico para o país após quase três décadas sem vencer na categoria, relata o site Brasil 247.

Ator paraibano Buda Lira

O ator baiano Wagner Moura levou a estatueta de melhor ator, Kleber Mendonça (pernambucano) o de melhor filme. Entretando, o filme tem outras grandezas na arte da interpretação: o ator paraibano Flávio Melo, mesmo com pouco tempo de tela, se destaca, assim como o ator cajazeirense, Buda Lira no papel de um delegado.

Ator Flávio Melo.

Destaques ainda para atrizes  potigueres, Tânia Maria e Alice Carvalho e Kaiony Venâncio.

Já li crítica cinematográfica que dizia: “Ter muito tempo de tela não significa que o ator é bom; atores e atrizes que, mesmo com pouco tempo de tela, roubam a cena.” O Agente Secreto está repleto de exemplos assim.

O filme serve, também, para quebrar o estigma do rótulo “cinema regional” quando a crítica cinematográfica do Sul se refere às produções fora do eixo Rio-São Paulo.

O Agente Secreto é cinema nacional, ponto parágrafo.

Imagens: AP e 247,  e blogs cajazeirasdoamor e blogdojoaocosta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *