“O Agente Secreto” filme dirigido por Kleber Mendonça, recebeu 4 indicações para premiação no Oscar: Melhor Ator ( Wagner Moura), Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme (Kleber Mendonça) e Seleção de elenco (Leonardo Lacca); oito atores paraibanos estão nessa categoria e o evento será no dia 15 de março.
No cinema, não é preciso ter tempo de tela para se destacar, ou “roubar a cena” como se diz no jargão artístico. As participações dos atores paraibanos Joálisson Cunha, Buda Lira, Suzy Lopes, Fafá Dantas, Cely Farias, Flávio Melo, Marcio de Paula e Beto Quirino são meritórias. Atores oriundos do teatro paraibano que agora se destacam e são premiados internacionalmente.
Seleção de Elenco é uma nova categoria da premiação do Oscar. E ter oito paraibanos inclusos nessa categoria reflete a qualidade profissional dos nossos artistas.
Mas há um contraste.
Enquanto atores paraibanos recorrentemente integram elencos em produções cinematográficas e de seriados, não há produção teatral satisfatória em João Pessoa. Os festivais e mostras se tornaram escassos. O áudio visual vai bem, o teatro nem tanto. Basta ver a ocupação dos teatros por peças paraibanas.
Os teatros em João Pessoa e nas demais cidades como Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras, Cabedelo, Guarabira e Alagoa Grande são públicos.
No caso de João Pessoa, pautas no Santa Roza e Paulo Pontes são proibitivas para grupos locais e que dependem de bilheteria (há exceções, é claro).
Imagem de Capa: extraída do Facebook (página social do governador João Azevedo)
