Durante debate com grupo de estudiosos do cangaço, GPEc, em João Pessoa no domingo, 15, Manoel Severo, articulador e organizador do evento Cariri Cangaço, apresentou cronograma de eventos para 2023, com abrangência nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O 1º Cariri Cangaço de 2023 ocorrerá em março, nos municípios de Princesa Isabel e S. José de Princesa (distrito de Patos de Irerê) além de Triúnfo(PE).
Também estão na agenda, um seminário sobre o Cangaceiro Antônio Silvino, em abril, na cidade de Campina Grande, que também vai sediar, em novembro, o Cariri Cangaço Serra da Borborema.
Também está previsto um evento, em junho, na cidade de Mossoró(RN).
Severo faz nesta segunda-feira, 16, uma visita técnica a Campina Grande, onde deverá ser reunir com o professor Julierme Wanderlei e integrantes do corpo docente da UEP – Universidade Estadual da Paraíba – para a “construção do seminário sobre Antônio Silvino e a realização do Cariri Cangaço em novembro”, disse Julierme Wanderley. O encontro será no Museu do Pandeiro, provável sede de abertura do Cariri Cangaço Serra da Borborema.
Abordagens individuais: compartilhamento de experiências
Manoel Severo ainda fará visita técnica ao município de Nazarezinho onde estudiosos do cangaço e preservacionistas discutirão o encaminhamento técnico-científico de propostas para desapropriação do Fazenda Jacu, que já foi residência do cangaceiro Chico Pereira.