Cariri Cangaço, evento que reúne historiadores, escritores e pesquisadores do fenômeno nordestino denominado como Cangaço, abre seu calendário anual, em 2024, com um evento em Catolé do Rocha, distante 399,6 Km ( via BR-230) de João Pessoa. O evento colocará Catolé do Rocha na Rota Turística do Cangaço na Paraíba.

Lugares de memória: Curralinho

O evento, que se realizará no período de 23 a 25 de fevereiro, é aberto ao público e constará na sua programação com palestras, lançamentos de livros e as didáticas visitas técnicas aos sítios históricos, cenários reais dos ataques de cangaceiros.

O Cariri Cangaço tornou-se um espaço para debates históricos sobre revoltas ocorridas no Nordeste, coronelismo, protagonismos de cangaceiros, coiteiros e o povo do Sertão. Pesquisadores acadêmicos, historiadores, descendentes de coronéis, coiteiros e cangaceiros se reúnem durante o evento, aberto ao público, para resgatar aspectos econômicos, sociais e contextualização do banditismo rural predominante no Nordeste no início do século XX.

Dois Riachos: a aurora de Lampião no Cangaço

.O evento Cariri Cangaço se destaca por resgatar espaços de memória, apresentação de documentos (inéditos), objetos e depoimentos orais. Em Catolé do Rocha, as visitas técnicas vão proporcionar aos participantes acesso à fazendas  onde os fatos ocorreram.

Abordagem histórica de Zezito Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *