Um porta-helicópteros e uma fragata com mísseis de cruzeiro da Marinha do Irã atracaram neste final de semana no Porto do Rio de Janeiro, a caminho do Canal do Panamá.

Após adiamentos burocráticos, a Marinha do Brasil autorizou a visita das embarcações: Iris Markran, um porta-helicópteros com 228 metros de comprimento e 42 metros de largura.

É a maior embarcação de guerra do Irã, convertida a partir de um petroleiro; a fragata Iris Dena com capacidade para transportar mísseis de cruzeiro e contratorpedeiros, de 95 metros de comprimento e 11,1 metros de largura; as embarcações deixaram a República Islâmica do Irã em setembro de 2022.

Porta-helicóptero iraniano a caminho do Canal do Panamá

Há décadas o Irã está sob sansões como parte de uma guerra híbrida por parte dos Estados Unidos e OTAN, contra a República Islâmica. Mas o país persa tem superado os bloqueios econômico, militar e tecnológico, se transformado numa potência regional asiática.

A presença de vasos de guerra de última geração da marinha Persa no Atlântico Sul e em operações no Canal do Panamá faz parte dessa guerra híbrida. Agora com a presença de navios de guerra do Irã no Oceano Atlântico, América Latina, área considerada pelos Estados Unidos como “seu quintal”. Os EUA consideram as manobras navais do Irã como provocação.

Com informações da Gazeta do Povo

Agência de notícias iraniana Tasnim

Imagens: Força Aérea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *