Indicada pelo governo do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o nome da ex-presidente Dilma Rousseff foi oficializado na sexta-feira (24) como a nova gestora do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD, o banco dos Brics. Tronando-se a primeira mulher a comandar a instituição, que é um instrumento de financiamento de países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A escolha se deu de forma unânime após passar por uma sabatina pelo comitê da instituição, composto pelos países membros: África do Sul, China, Índia e Rússia. Dilma tomará posse na próxima semana, em Xangai, onde vai fixar residência.
O mandato de Dilma Roussef à frente do banco dos Brics vai até julho de 2025. A sede da instituição fica em Xangai, na China. Rousseff deve acompanhar o presidente Lula na sua viagem à China, que começa neste domingo, 26..
Cada vez mais o mundo se torna multipolar uma vez que o banco dos Brics tem por objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países membros, praticamente se contrapõe ao FMI e Banco Mundial, organismos financeiros ocidentais com fortes interferências em assuntos internos não econômicos dos países onde atuam.
Os Brics devem receber em breve a incorporação da Arábia Saudita, Irã e Argentina, tornando-se um bloco econômico composto por países de vários continentes.
Com imagens da Agência Brasil